15 de junho de 2016

Antes de vir para Dublin...

O post de hoje faz parte da série de dicas de viagem e é sobre coisas que você deve saber antes de vir para Irlanda.

A (República da) Irlanda NÃO faz parte do Reino Unido.

Esse é um equívoco muito comum. Pelo fato de haverem duas Irlandas (República da Irlanda e Irlanda do Norte) e as duas estarem na mesma ilha, as pessoas acham que a (República da) Irlanda fazem parte das terras da rainha. Mas não, eles conquistaram sua independência em 1922 (o que pode ser considerado bem recente) e se sentem bem ofendidos quando as pessoas fazem essa confusão.

Libra ou Euro? Inglês ou Irlandês?

Depende. Se você está na Irlanda do Norte é libra, se você está na República da Irlanda é euro. Então vale ficar atento se você resolver fazer um tour ao redor da ilha. Quanto ao idioma, é predominantemente inglês, há apenas algumas regiões chamadas de Gaeltacht, onde fala-se apenas o irlandês gaélico, em sua maioria na região oeste da ilha.

A Irlanda utiliza o modelo Inglês.
Verifique seus plugs.

As tomadas na Irlanda tem uma entrada que não é igual à padrão brasileira. Aqui usa-se o modelo/padrão Inglês com três pinos retangulares. 

Então para utilizar seus eletrônicos (carregadores de celulares, computadores portáteis e cabos em geral), mesmo no avião ou aeroportos, você precisará comprar pelo menos um adaptador universal.

Eles dirigem do outro lado

Uma das coisas deixadas como "herança" do período em que a Irlanda era colônia do Reino Unido é a direção do trânsito. Eles dirigem no sentido inverso do Brasil. Então se você ver uma criança sentada no banco dianteiro do lado esquerdo não se assuste, aqui o volante fica do lado direito.

Chove. Chove Muito

Image from Twisteddoodles
O clima na Irlanda é muito parecido com o do Reino Unido, então chove quase todo dia. Em determinadas épocas do ano como o Outono, a impressão que a gente tem é que chove de duas em duas horas, então esteja sempre preparado com um casaco impermeável ou uma capa de chuva. Guarda-chuva só quando você já estiver bem treinado em como usar um com esse vento todo - em três anos ainda não tirei minha habilitação em guarda-chuvas.

Gorjetas não são obrigatórias

Ao contrário dos USA onde a gorjeta é esperada e praticamente obrigatória, na Irlanda isso não é muito comum. Mesmo nas regiões metropolitanas como Dublin e Cork não são esperadas as tips.

Nunca recuse um Cuppa Tea (ou uma pint)

Irlandeses adoram conversar e frequentemente os encontramos sentados na sala tomando um chá (Cuppa tea - "Cup of tea") ou em algum pub tomando uma pint (tipo de copo) de cerveja. E portanto eles consideram falta de educação se você recusa fazer parte desse "momento". Se você não toma chá, melhor procurar uma versão que lhe agrade. E se não bebe cerveja tem sempre uma outra opção (cidra, whisky, ou até mesmo uma pint de leite) o importante é ter um copo (ou xícara) na mão para brindar.

Poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...